sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TEATRO DELLA SCALA

ENTRE ÓPERAS E BONDES

Esta semana posso dizer que mudamos a direção de nossa embarcação. Se nas primeiras três semanas vivenciamos e aprendemos um pouco sobre a burocracia cultural na Itália e no mundo, assunto que pretendo apresentar em uma postagem futura, nesta fomos direto ao ponto.

O que me deixou feliz logo de inicio era que pra ir às aulas eu pego um bonde que passa perto da minha pseudo-casa. (ainda não tenho uma em definitivo devido ao alto custo de aluguel em Milão) Isso me lembrou dos tempos de criança em que frequentava o nosso Bondinho da XV, agora reformado. Eu amo os bondes sobretudo os antigos, como o que eu pego todas as manhãs e que me deixa do ladinho do Duomo.

Bem, a semana começou com uma anteprima (ensaio geral) da filamormonica do Scala. Às 11h da manhã de segunda pude me emocionar. E certo que apresentação será inesquecível, assim como entrar em Teatro do gênero. Mas o que me tocou mesmo foi ver um teatro lotado, em plena manhã de segunda para ver um ensaio. Obviamente a melhora do tempo fez com que muitos turistas aparecessem na Teatro Lirico mais famoso do mundo. Mas nem só de viajantes era composta a platéia. Estudantes, senhores, senhoras, jovens, crianças pareciam familiarizados com o evento. Uma emoção que não sentia desde os áureos tempos do Teatro para Povo no Guaíra aos domingos.

Mais tarde depois de dar uma trivial passada pelo Duomo, descemos a Via Torino em direção à Accademia. Um local que inspira, e muito. Imaginem os colegas artistas esta escola que oferece cursos técnicos para maquinistas, maquiadores, figurinistas, cenógrafos, cenotécnicos. Uma espécie de SENAI para teatrantes. Alí ficam os principais cursos que são divididos entre: TÉCNICOS, MÚSICA, DANÇA e claro: MANAGMENT, que foi aquilo que vim fazer aqui. Durante a semana tivemos aulas sobre música e ópera.

Uma das coisas interessantes foi comparar as óperas do 1700 com as do 1800 e verificar em que se diferenciam e o que deve ser observado em uma ópera. Em como pelo mundo afora as montagens costumam copiar passagens de outras montagens por vezes copiando até o que por décadas e feito de maneira errada. Até os preciosismos dos tenores e sopranos foram estudados e como controlar seus egos quando estes estão inflados.

Alí estão armazenados menos da metade dos figurinos do scala, cerca de 30000. Outros 40000 permacem armazenados em outro local, juntamente com as cenografias. São figurinos de 1911 até hoje. Números do espaço: 40 costureiras, 07 aderecistas, 16 cenógrafos, 30 marceneiros, 10 serralheiros. Tudo isso  distribuidos em 03 pavilhões e separados por área: telões, adereços grandes, marcenaria, escultura, etc.

Mas como eu disse, é uma fábrica teatral. Então existe um quarto e último pavilhão que serve como sala de ensaios. Alí existe: uma grande sala com as dimensões do scala incluindo coxias, outra sala que pode ser utilizada para exposições, ensaios e apresentações, duas salas de ensaio do coro, e uma sala grande para ensaio do coro.
Alí pude acompanhar o ensaio de uma cena de Morte em Veneza. Pianista, Maestro de Coro, a Diretora Deborah Warner, e uma dezena de pessoas além é claro dos atores e cantores que ensaiavam no detalhe uma pequena cena.

Ao sair dalí, e como sempre faço, reportei o ambiente para Curitiba. Me veio em mente o nosso Guaíra e o Bairro Rebouças e em especial a ex-sede da Matte-leão. Vendida pra Coca Cola, a familia Leão desfez-se do imóvel, ou teria alugado...

Bem o que sei é que em breve será a  nova sede da Igreja Universal. Então eu agradeci a Deus pela excelente semana que tive e pelas coisas que vi e aprendi.


P.S. Lamento pelas fotos. São da internet, pois lá dentro não se pode fotografar.

pra saber mais:
http://www.teatroallascala.org/it/
http://www.accademialascala.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário