sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OS "OIGNORADOS" NEM TANTO ASSIM

 "A Oi Futuro aguarda a criação de lei no Paraná"

Isso foi publicado pelo Twitter. Parece piada de twitteiro. Ainda que a Lei Estadual do Paraná venha ser votada este ano (possibilidade remotíssima) ela não entraria em operação imediatamente. Isso é obvio. Qualquer um conhece a sistemática da burocracia brasileira. Haverá todo um procedimento legal de regulamentação até que seja possível abrir o primeiro edital. No mínimo dois anos, desculpem os colegas, mas estamos falando de segundo mandato do governador se é que virá. 

Fica nítida a predileção por estados onde o instituto OI FUTURO administra centros e projetos de cultura.
  Assim, voltando à OI, o edital atendia duas leis: Estaduais e Municipais. A Lei Municipal de Curitiba está há quase 20 anos em operação. Foi pioneira e modelo para o Brasil. Então o que dizer pra todos aqueles que entraram no sistema, cadastraram seus projetos e que não foram sequer analisados? Por que criar campos em que era permitido inscrever um  projeto da Lei Municipal de Curitiba?

Além disso,  o volume de projetos aprovados no Rio Grande Sul (4), é muito pequeno se analisarmos a representatividade da cultura gaúcha para o Brasil que são desde sempre os maiores defensores de sua própria identidade cultural. E qual a explicação para o estado de São Paulo com somente 4 projetos?

Eu não deveria, mas vou ceder uma estratégia de relações públicas para compensar todo este lapso de quem administrou a catástrofe deste edital. (imagino que tal pessoa deva estar sendo "OIVIDO" neste momento). A OI não precisa esperar por outra lei. Já que Paraná e Santa Catarina não tiveram atenção de seus antigos governantes, não dispondo até hoje de leis estaduais operantes, a OI pode corrigir esta injustiça incentivando diversos projetos pela Lei Rouanet. 

Torre da TELEPAR no Paraná:
Aqui a OI não esqueceu de colocar
rapidinho o seu nome.

Apesar da encolhida de 20% no terceiro trimestre, já é certo que no ano de 2011 a OI vai lucrar e gerar um baita imposto de renda. O Paraná tem pressa e imagino que Santa Catarina também. Estes estados podem e merecem ser incentivados pela Lei Rouanet. Ou vamos continuar sendo OIGNORADOS?

Estranhamente, depois do caso armado a Oi Futuro se manisfestou novamente pelo twitter dizendo:

@marinojunior o resultado do edital Programa Oi de Patrocínios Culturais 2012, cujas inscrições encerraram em 19/9, ainda não foi divulgado.

Ora, o edital de inscrições foi um único. Encerrado em 5/09 e prorrogado até 19/09. Foram aprovados 187 projetos e nenhum do Paraná. Mas se agora a empresa resolve dizer que "separou" o ano de 2011 do ano de 2012, sendo que isso nunca foi dito em edital nem em resultado nenhum, vai ficar cômodo. Milagrosamente em 2012 irão aparecer os estados que até então não tinham sido beneficiados. Fantástica mas óbvia a idéia do gerente de crises da Oi Futuro.

Neste caso eu me pergunto: 1 - Os 187 projetos aprovados, sendo grande parte no Rio de Janeiro, serão totalmente cobertos em 2011? 2 - Visto que a empresa paga ICMS ou ISS todos os meses independendo de calendário, o que terá sido feito dos impostos no Paraná já que nenhum projeto receberá esta pequena parte de 2011?

São mistérios que a Oi Futuro terá de esclarecer, já que ela mesmo se contradiz dizendo que: "ainda aguardava a aprovação da nova Lei no Paraná".

Nenhum comentário:

Postar um comentário